Dia do Professor para comemorar e refletir


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Dilmar Diniz da Silveira é diretor da escola Altina Teixeira há 24 anos

Comemora-se, nesta segunda-feira, em todo o Brasil, o Dia do Professor. Para homenagear essa figura tão importante na vida de todos e no desenvolvimento de uma sociedade, escolas das redes municipal e estadual e algumas instituições de ensino privadas não terão aulas neste dia 15, em Santa Maria. Essas pessoas são responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, que trabalham desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

Para quem exerce a docência, ser professor é muito mais do que uma profissão, é uma missão. Pelo menos esse é o entendimento de Dilmar Diniz da Silveira, 56 anos, docente há 37 e diretor de escola há 24 - o mais antigo nesse cargo na rede municipal.

- É um desafio constante, pois não é apenas uma profissão, um emprego. É uma responsabilidade, pois deixamos legados para as crianças. Infelizmente, hoje, a categoria é muito desvalorizada. Poucos param para pensar que, sem professor, não existiriam as outras profissões - destaca.

Colégios da UFSM têm 834 vagas para cursos técnicos em Santa Maria

Natural de Vila Clara, interior de Mata, Silveira é o único professor na família. O contato com a docência surgiu em 1979, quando ele veio estudar em Santa Maria. Por influência dos pais, ingressou no curso de magistério do Instituto de Educação Olavo Bilac. Na turma de cerca de 30 alunos, apenas cinco eram homens.

- No início, eu não queria, não gostava. Tinha apenas 17 anos. Mas é o destino. Assim, aos 19 anos, no dia 21 de março de 1981, fui designado para a Escola Municipal Altina Teixeira, onde estou há mais de três décadas - relembra Dilmar Silveira.

Mais de 46 mil bolsas de estudo disponíveis para graduação e pós-graduação no Rio Grande do Sul

RESPEITO E DISCIPLINA 
Sobre sua vivência e o tempo em que está à frente da gestão de uma mesma escola, o diretor destaca alguns pontos principais. O primeiro, segundo ele, é o respeito com os alunos e a disciplina em sala de aula. 

- Nos dias de hoje, o professor acaba sendo uma das poucas figuras que tratam a disciplina. E a questão está na maneira como isso ocorre. Para se obter resultados, é preciso respeitar para ser respeitado. É preciso companheirismo, atuar em cima da verdade, sem rodeios, e do trabalho em equipe, porque ninguém faz nada sozinho - avalia Silveira.

Para quem está ingressando na carreira, o experiente professor destaca a importância do diálogo e da sinceridade, tanto com os colegas quanto com os alunos e os seus pais.

- Aos novos professores, reforço que essa carreira deve ser entendida como uma missão, e não uma simples profissão. E é preciso transformar ideias e teses em atitude, no dia a dia, conquistando a confiança dos alunos e da comunidade - conclui.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Leitores enviam recadinhos para seus mestres no Dia do Professor Anterior

Leitores enviam recadinhos para seus mestres no Dia do Professor

Faltando 20 dias para o Enem, confira as as dicas do 'Diário' Próximo

Faltando 20 dias para o Enem, confira as as dicas do 'Diário'

Educação